Por Rômulo Morse

A equipe sub-20 do Verdão fechou na última sexta-feira (14) a primeira fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete. A equipe ocupa a 6ª colocação do torneio, com aproveitamento de 40% (em cinco jogos, venceu dois e perdeu três). Nesse primeiro grupo, todas as partidas foram realizadas no Rio de Janeiro.

O Palmeiras começou com o pé direito nas duas primeiras rodadas, vencendo o Minas Tênis Clube (84 a 71) e o União Corinthians (105 a 51). A partir disso, a sequência não foi das melhores. Três derrotas consecutivas para o Paulistano (69 a 80), Flamengo (57 a 65) e Pinheiros (59 a 84).

Até o momento, o destaque palestrino na competição é o ala Paulo. Vestindo a camisa 14, ele lidera a equipe nos quesitos pontuação (anotou 87 até o momento) e rebotes (37). O garçom da equipe é Francisco. O armador possui 23 nas cinco partidas disputadas.

Imagem: Divulgação LDB

A competição

Além do Palmeiras, outras dez equipes estão na disputa da Liga de Desenvolvimento de Basquete. São elas Paulistano, Flamengo, Pinheiros, SESI/Franca, Minas Tênis Clube, Praia Clube-MG, São José, Cigha/União Corinthians-RS, Círculo Militar do Paraná e Country Club/PMM Maringá-PR.

Voltada para a categoria Sub-20, a primeira fase classificatória da LDB foi dividida em dois grupos.

O primeiro, disputado no Rio de Janeiro entre os dias 10 e 14 de setembro, contou com jogos entre Palmeiras, Paulistano, Minas, União Corinthians e Flamengo. Os seis times restantes duelaram na cidade de Curitiba de 15 a 20 do mesmo mês.

A segunda fase classificatória acontece de 30 de setembro a 5 de outubro, em São Paulo, e terá confrontos entre os times dos dois grupos. Os oito melhores avançam e serão divididos em duas chaves com quatro equipes, que jogam entre si. Os dois mais efetivos avançam às semifinais, que, assim como a final, serão decididas em jogos únicos.

As fases decisivas da LDB estão marcadas para 27 de novembro a 2 de dezembro, também na capital paulista.