Por Rômulo Morse

Disputando pela terceira vez a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), o time sub-19 do Verdão estreou na edição 2018 com o pé direito. Enfrentando o Minas Tênis Clube no Ginásio da Gávea, no Rio de Janeiro (RJ), os palestrinos venceram por 84 a 71. A vitória foi comandada pelo armador Felipe, que anotou 21 pontos e quatro assistências.

O jogo equilibrado do primeiro quarto, em que a diferença foi de apenas três pontos para os paulistas, não se repetiu nos dois tempos seguintes. O Palmeiras conseguiu abrir 26 pontos de vantagem, conseguindo margem determinante para a vitória. O Minas tentou reagir nos dez minutos finais, mas a equipe alviverde controlou a partida com boa postura defensiva.

Cestinha da partida, Felipe Dalaqua jogou 19 minutos e anotou 21 dos 84 pontos do Verdão. Foto: LNB/Divulgação

Além do camisa 8, que foi o cestinha da partida com 21 pontos, os alas se destacaram. Daniel Haydin (18 pontos, cinco rebotes e quatro assistências) e Paulo Scheuer (18 pontos e seis rebotes), junto a Felipe, foram responsáveis por 67% da pontuação palmeirense. Na parte defensiva, Rachel foi o líder nos rebotes, com oito.

“Nosso jogo coletivo fez total diferença. O Minas é um time muito físico, então era difícil ultrapassá-los na defesa, mas a maneira com que nos portamos no ataque fez com que convertêssemos alguns chutes livres”, disse Felipe.

O time paulista, que participou das edições de 2012 e 2015, busca o título inédito na competição. Para tal, volta às quadras nesta terça-feira (11), às 14h. O adversário será o Cigha/União Corinthians-RS, também no Ginásio da Gávea.

Equipe palestrina começou com o pé direito e já possui segunda batalha nesta terça (11). Foto: LNB/Divulgação

Confira a relação de jogos do Palmeiras pela primeira fase:

10/09 – 14h: Minas 71 x 84 Palmeiras – Ginásio da Gávea
11/09 – 14h: Palmeiras x Cigha/União Corinthians – Ginásio da Gávea
12/09 – 16h15: Paulistano x Palmeiras – Ginásio da Gávea
13/09 – 18h30: Flamengo x Palmeiras – Ginásio da Gávea
14/09 – 16h15: Palmeiras x Pinheiros – Ginásio da Gávea

A competição

Além do Palmeiras, outras dez equipes estão na disputa da Liga de Desenvolvimento de Basquete. São elas Paulistano, Flamengo, Pinheiros, SESI/Franca, Minas Tênis Clube, Praia Clube-MG, São José, Cigha/União Corinthians-RS, Círculo Militar do Paraná e Country Club/PMM Maringá-PR.

Voltada para a categoria Sub-20, a primeira fase classificatória da LDB foi dividida em dois grupos.

O primeiro, disputado no Rio de Janeiro entre os dias 10 e 14 de setembro, conta com jogos entre Palmeiras, Paulistano, Minas, União Corinthians e Flamengo. Os seis times restantes duelam na cidade de Curitiba de 15 a 20 do mesmo mês.

A segunda fase classificatória acontece de 30 de setembro a 5 de outubro, em São Paulo, e terá duelos entre os times dos dois grupos. Os oito melhores avançam e serão divididos em duas chaves com quatro equipes, que jogam entre si. Os dois mais efetivos avançam às semifinais, que, assim como a final, serão decididas em jogos únicos.

As fases decisivas da LDB serão disputadas de 27 de novembro a 2 de dezembro, também na capital paulista.